1. Verifique o código da linha digital
Os boletos da Brasilprev são emitidos pelo Banco do Brasil e sempre apresentam o código 001 no início da linha digital que aparece na parte superior do boleto, conforme circulado em vermelho na primeira imagem de exemplo. Este número do banco (001) sempre deve ser o mesmo nestes dois lugares sinalizados na primeira imagem. Se houver divergência, não faça o pagamento. Além disso, note que os últimos números do código de barras do boleto são sempre iguais ao valor do documento, conforme a segunda imagem de exemplo.
2. A Brasilprev não tem vínculo com plataformas de pagamento online
A Brasilprev não tem vínculo com plataformas de pagamento online, como PayPal, Pag Seguro, Mercado Pago, Picpay, entre outros. Por isso, nunca pague o plano de previdência por meio de boletos destas plataformas. O boleto correto sempre deve ser solicitado por meio dos canais de envio oficiais da Brasilprev (detalhado no item 4) e o pagamento deve ser realizado diretamente através do seu banco.
3. Falha na leitura do código de barras
Não siga com o pagamento se o código de barras não for detectado pela leitura ótica ou se o boleto não tiver o código de barras impresso.
4. Canais oficiais da Brasilprev para envio do boleto
A Brasilprev envia o boleto do seu plano por três canais oficiais. Se você receber o boleto por outro canal que não sejam os citados a seguir, entre em contato com a Central de Relacionamento para validar a autenticidade do documento. Veja a seguir quais são os canais oficiais de envio:
- Correios: envio diretamente da via física ao endereço cadastrado no plano.
- WhatsApp: sempre através do número (11) 4004-7170 e após o seu login no canal. Para fazer este login, você receberá um link de autenticação, solicitando as senhas cadastradas na Brasilprev ou no Banco do Brasil. Atenção: o canal nunca pedirá o envio da senha por mensagem, sempre deverá ser incluído por meio deste link seguro. Lembre-se que esta autenticação é necessária para acessar todas as informações sensíveis do seu plano e que isso garantirá mais segurança para você.
- E-mail: por meio dos e-mails relacionamento-relacionamento@brasilprev.com.br (enviado periodicamente ao seu e-mail - para acesso ao documento é preciso inserir os cinco primeiros números do seu CPF) ou atendimento@brasilprev.com.br (quando solicitado via Central de Relacionamento - por este motivo não há necessidade de incluir senha para abrir o arquivo).
5. Fraudes mais comuns relacionadas aos boletos
- Pagamento de boleto via plataformas de pagamento online: se você receber um contato informando que o pagamento do boleto deve ser feito por meio de plataformas online, conforme os exemplos citados no item 2 desta matéria, não prossiga com o pagamento e entre em contato com a Brasilprev por um dos canais oficiais.
- Devolução de resgate: a Brasilprev nunca solicita estornos de pagamentos e resgates via boleto bancário. Caso você receba um contato solicitando estorno por este meio, não efetue o pagamento.
- Erros de português e formatação do boleto: boletos fraudulentos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos do beneficiário. Sempre verifique se todas as informações estão presentes e corretas.