
Imprevistos podem acontecer com todo mundo. Se algum deles acontecer e você precisar interromper o pagamento das suas contribuições por um tempo, não se preocupe. Você pode suspender as contribuições por até 12 meses, de forma total ou parcial.
Veja as opções de suspensão de contribuição:
Suspensão total: você deixará de depositar o valor total das contribuições (limitado a 12 meses), incluindo o valor destinado aos benefícios de risco por morte e/ou invalidez. Assim, o dinheiro que você já tinha no seu plano continua investido e rendendo, mas você deixa de contar com as coberturas de risco. Saiba mais sobre as coberturas de risco aqui .
Suspensão parcial: aqui, você também determina o período que deixará de pagar o valor das contribuições destinadas ao saldo de reserva (limitado a 12 meses), mas continua pagando o valor destinado ao benefício de risco por morte e/ou invalidez. Ou seja, nesse caso, além do valor que já tinha no seu plano continuar investido e rendendo, você não perde as coberturas de risco. Veja mais informações sobre as coberturas de risco aqui .
Lembre-se: quanto antes você retomar o pagamento das contribuições do seu plano, melhor, pois esses recursos farão toda a diferença para você realizar o seu projeto ou aposentadoria no futuro.
Após o período solicitado de suspensão, as contribuições do seu plano de previdência voltam a ser emitidas automaticamente e é possível solicitar uma nova suspensão total ou parcial a partir do momento em que a primeira parcela for gerada.
Veja como fazer a suspensão das contribuições do seu plano nesta matéria.