
Você paga sua previdência para colher os frutos no futuro, certo? Quando chegar esse momento, você vai precisar escolher a forma como vai receber o dinheiro investido: resgatando de uma única vez ou por meio de rendas mensais, como em uma aposentadoria.
Se escolher o modelo de aposentadoria, anualmente você poderá receber um valor em sua conta corrente chamado “excedente financeiro”. Ele é a diferença positiva entre as garantias do seu plano e a rentabilidade do fundo de investimento em que você tem dinheiro aplicado.
Vale comentar:
No caso dos planos da modalidade Tradicional, o excedente financeiro é pago apenas durante a fase de acumulação dos recursos. Ou seja, enquanto você estiver investindo no plano.
Já no caso dos planos da modalidade PGBL ou VGBL, o pagamento ocorre somente durante a fase de recebimento da renda. Isso acontece após o momento em que você deixa de investir e escolhe como irá receber o dinheiro acumulado na sua previdência. Como citado no início, o excedente financeiro só é aplicável se você escolher receber o saldo do seu plano em forma de rendas mensais, como em uma aposentadoria. Quer saber mais sobre as formas de rendas disponíveis? Veja essa matéria da Central de Ajuda.