Você paga sua previdência para colher os frutos no futuro, certo? Quando chegar esse momento, você vai precisar escolher a forma como vai receber o dinheiro investido: resgatando de uma única vez ou por meio de rendas mensais, como em uma aposentadoria.
Se escolher o modelo de aposentadoria, anualmente você poderá receber um valor em sua conta corrente chamado “excedente financeiro”. Ele é a diferença positiva entre as garantias do seu plano e a rentabilidade do fundo de investimento em que você tem dinheiro aplicado.
Vale comentar:
No caso dos planos da modalidade Tradicional, o excedente financeiro é pago apenas durante a fase de acumulação dos recursos. Ou seja, enquanto você estiver investindo no plano.
Já no caso dos planos da modalidade PGBL ou VGBL, o pagamento ocorre somente durante a fase de recebimento da renda. Isso acontece após o momento em que você deixa de investir e escolhe como irá receber o dinheiro acumulado na sua previdência. Como citado no início, o excedente financeiro só é aplicável se você escolher receber o saldo do seu plano em forma de rendas mensais, como em uma aposentadoria. Quer saber mais sobre as formas de rendas disponíveis? Veja essa matéria da Central de Ajuda.
Canais de Relacionamento
WhatsApp Brasilprev
Nosso canal do WhatsApp foi criado para te ajudar em todos os momentos.
Dúvidas cadastrais, contratuais e consultas aos planos. Atendimento das 8h às 20h para planos individuais e das 9h às 18h para planos empresariais, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Ouvidoria LibrasAtendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Ligações internacionais
Está no exterior e quer falar com a gente? Escolha um dos canais abaixo:
Ligar para nós no telefone +55 11 2160 5050 9h às 18h, segunda a sexta-feira, exceto feriado. Horário de Brasília.Ou entrar em contato pelo nosso WhatsApp +55 11 2540 2015
Correspondência
A/C Ouvidoria Alexandre Dumas, 1671 04717-004 - São Paulo - SP
Consumidor.gov.br
Se a sua solicitação não foi resolvida em nossos canais de relacionamento, você também pode acessar a página consumidor.gov.br e registrar sua reclamação.
Linha de integridade
A Linha da Integridade é um canal da Brasilprev exclusivo para a
denúncia de situações contrárias a nossa Política Anticorrupção.