Existem duas formas de fazer a sua solicitação de aposentadoria. Confira todas as informações a seguir e escolha a de sua preferência:
1) Site Brasilprev
Simule todas as opções de rendas disponíveis e, se já estiver na hora, tome a sua decisão, entrando com o pedido de aposentadoria diretamente no site da Brasilprev. Veja como é fácil:
1. Acesse este link.
2. Faça o login com os seus dados. Para mais informações sobre o login, veja esta matéria.
3. E pronto! Você será direcionado automaticamente para o serviço "Definir minha renda". Lá, você poderá avaliar se deseja postergar a data de saída do plano, simular as condições de renda disponíveis para usufruir do benefício acumulado e dar entrada ao pedido de aposentadoria.
Para sua segurança, para efetivar as transações, é necessário incluir a senha transacional da Brasilprev, que é diferente da senha para acesso ao site ou app da Brasilprev ou dos canais BB. Veja como cadastrá-la ou recuperá-la nesta matéria.
2) Carta de Escolha de Aposentadoria
Nesta segunda opção, você precisa preencher um documento chamado Carta de Escolha de Aposentadoria. Caso você não tenha um e-mail cadastrado, esta carta será enviada para a sua residência cerca de 90 dias antes da data de aposentadoria escolhida no momento da contratação do seu plano. Se o seu e-mail estiver em nosso cadastro, o prazo é de aproximadamente 120 dias.
Neste documento, você deve indicar como deseja receber o saldo acumulado no seu plano, ou seja, é aqui que você escolhe a forma de renda que prefere receber. Ah! Se quiser saber mais sobre as formas de rendas disponíveis, clique aqui. Não deixe de conferir as informações a seguir:
• Separação dos documentos: confira aqui a lista de documentos necessários.
Se o seu plano for Empresarial ou Júnior, depois de separar os documentos, digitalize ou tire fotos e os envie junto com a Carta de Escolha de Aposentadoria para o e-mail aposentadoria@brasilprev.com.br. Lembre-se de, antes de enviar, conferir se estão todos legíveis. Isso evitará recusas e atrasos no processo.
• Entenda os prazos: o prazo de pagamento da aposentadoria pode variar a depender da data de envio da documentação. Confira mais informações aqui.
Veja mais informações no vídeo a seguir:
Dica!
Avalie as opções com cautela para que você consiga tomar a melhor decisão. E se tiver dúvidas, confira as demais matérias da Central de Ajuda na categoria "Aposentadoria".
Caso não tenha recebido o e-mail com as orientações sobre o processo para solicitar a aposentadoria em seu plano, acesse o Portal Brasilprev ou ligue para nossa Central de Relacionamento, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, pelos números a seguir:
Capitais e regiões metropolitanas: 4004-7170
Demais localidades: 0800 729 7170
Pessoas com deficiência auditiva ou de fala, ligar para 0800 729 0150.