Como solicitar a aposentadoria do plano Brasilprev?

Existem duas formas de fazer a sua solicitação de aposentadoria. Confira todas as informações a seguir e escolha a de sua preferência:

 1) Site Brasilprev
Simule todas as opções de rendas disponíveis e, se já estiver na hora, tome a sua decisão, entrando com o pedido de aposentadoria diretamente no site da Brasilprev. Veja como é fácil:

1. Acesse este link.
2. Faça o login com os seus dados. Para mais informações sobre o login, veja esta matéria. 
3. E pronto! Você será direcionado automaticamente para o serviço "Definir minha renda". Lá, você poderá avaliar se deseja postergar a data de saída do plano, simular as condições de renda disponíveis para usufruir do benefício acumulado e dar entrada ao pedido de aposentadoria.

Para sua segurança, para efetivar as transações, é necessário incluir a senha transacional da Brasilprev, que é diferente da senha para acesso ao site ou app da Brasilprev ou dos canais BB. Veja como cadastrá-la ou recuperá-la nesta matéria


2) Carta de Escolha de Aposentadoria
Nesta segunda opção, você precisa preencher um documento chamado Carta de Escolha de Aposentadoria. Caso você não tenha um e-mail cadastrado, esta carta será enviada para a sua residência cerca de 90 dias antes da data de aposentadoria escolhida no momento da contratação do seu plano. Se o seu e-mail estiver em nosso cadastro, o prazo é de aproximadamente 120 dias.

Neste documento, você deve indicar como deseja receber o saldo acumulado no seu plano, ou seja, é aqui que você escolhe a forma de renda que prefere receber. Ah! Se quiser saber mais sobre as formas de rendas disponíveis, clique aqui. Não deixe de conferir as informações a seguir:

• Separação dos documentos: confira aqui a lista de documentos necessários.

Se o seu plano for Empresarial ou Júnior, depois de separar os documentos, digitalize ou tire fotos e os envie junto com a Carta de Escolha de Aposentadoria para o e-mail aposentadoria@brasilprev.com.br. Lembre-se de, antes de enviar, conferir se estão todos legíveis. Isso evitará recusas e atrasos no processo.

• Entenda os prazos: o prazo de pagamento da aposentadoria pode variar a depender da data de envio da documentação. Confira mais informações aqui.


Veja mais informações no vídeo a seguir:



null

Dica!
Avalie as opções com cautela para que você consiga tomar a melhor decisão. E se tiver dúvidas, confira as demais matérias da Central de Ajuda na categoria "Aposentadoria".

Caso não tenha recebido o e-mail com as orientações sobre o processo para solicitar a aposentadoria em seu plano, acesse o Portal Brasilprev ou ligue para nossa Central de Relacionamento, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, pelos números a seguir:

Capitais e regiões metropolitanas: 4004-7170
Demais localidades: 0800 729 7170
Pessoas com deficiência auditiva ou de fala, ligar para 0800 729 0150.
 

Este conteúdo foi útil? Caso não tenha atendido sua necessidade, descreva a seguir o ponto de insatisfação

Canais de Relacionamento

WhatsApp Brasilprev

Nosso canal do WhatsApp foi criado para te ajudar em todos os momentos.

Central de Relacionamento

Dúvidas cadastrais, contratuais e consultas aos planos. Atendimento das 8h às 20h para planos individuais e das 9h às 18h para planos empresariais, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
4004 7170 Capitais e Regiões Metropolitanas. 0800 729 7170 Demais localidades.

SAC

Informações gerais, sugestões, reclamações e cancelamentos.
0800 729 7191 Atendimento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

E-mail

Se preferir escreva para o e-mail:

Pessoas com deficiência auditiva ou de fala

open-dialog-icon
SAC Libras
Atendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Ligações internacionais

Está no exterior e quer falar com a gente?
Você pode enviar seus dados de contato para o e-mailLigar para nós no telefone +55 11 2160 5050 8h às 20h, segunda a sexta-feira, exceto feriado. Horário de Brasília.Ou entrar em contato pelo nosso WhatsApp +55 11 4004 7170

Correspondência

A/C Central de Relacionamento
Alexandre Dumas, 1671
04717-004 - São Paulo - SP

Ouvidoria

Canal dedicado a prevenção, mediação e solução de conflitos entre os diversos públicos de relacionamento da Brasilprev.

WhatsApp

Canal do WhatsApp exclusivo para contato com a ouvidoria Brasilprev:

Ouvidoria

0800 727 7109 Atendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

E-mail

Se preferir envie uma mensagem direta para a ouvidoria:

Pessoas com deficiência auditiva ou de fala

open-dialog-icon
Ouvidoria Libras
Atendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Ligações internacionais

Está no exterior e quer falar com a gente? Escolha um dos canais abaixo:
Ligar para nós no telefone +55 11 2160 5050 9h às 18h, segunda a sexta-feira, exceto feriado. Horário de Brasília.Ou entrar em contato pelo nosso WhatsApp +55 11 2540 2015

Correspondência

A/C Ouvidoria
Alexandre Dumas, 1671
04717-004 - São Paulo - SP

Consumidor.gov.br

Se a sua solicitação não foi resolvida em nossos canais de relacionamento, você também pode acessar a página consumidor.gov.br e registrar sua reclamação.

Linha de integridade

A Linha da Integridade é um canal da Brasilprev exclusivo para a denúncia de situações contrárias a nossa Política Anticorrupção.